terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dicas: Piso em porcelanato

10 dicas úteis para escolher porcelanato


Uma das minhas tarefas, e que faz parte dos meus projetos, é orientar os clientes na hora da escolha  do piso da casa. Seja para área social como sala, cozinha, varanda, deck ou íntima como o quarto, closet. Já ouvi várias vezes reclamações de clientes que se arrependeram da escolha de um determinado porcelanato ou revestimento de madeira etc. Realmente é complicado  escolher o tal “piso dos sonhos” e daí uma ajuda é sempre bem-vinda nesse momento, levando em conta o gosto pessoal, a rotina da casa e o valor do investimento. Vamos ver algumas dicas que podem ajudar, quando o piso a ser utilizado for porcelanato. Olha só:
Dica 01- Defina o tamanho do porcelanato: se  é 60×60 cm; 80x80x90 cm… Isto vai influenciar na amplitude do espaço e também na quantidade de peças a serem colocadas.
Dica 02 – Com brilho, sem brilho ( com esmalte ou sem esmalte) – Porcelanato com esmalte na superfície, baixa absorção de água e alta resistência mecânica.
Dica 03- O ideal aqui é verificar o PEI (resistência ao desgaste de superfície esmaltada). Para cada tipo de uso, há um PEI recomendado e essa informação quem fornece é o fabricante do produto. Fiz uma tabela para ilustrar:





Dica 04- Porcelanato retificado – É o piso que tem o formato cortado reto e  permite que a junta de dilatação entre uma peça e outra seja bem fina. Pisos sem serem retificados possuem uma leve borda.
Dica 05- Manchas no piso – Pra quem se preocupa muito com a limpeza, escolher um porcelanato com “manchinhas” pode ser uma boa pedida. Porcelanato com uma linguagem da linha cimentícia recebe bastante elogio no quesito limpeza. O porcelanato Bauhaus da Portobello é um sucesso de vendas e felicidades.
Dica 06- Para que um porcelanato receba elogios pós-obra, é muito importante ter em mente a mão de obra. Então a escolha de um profissional qualificado é fundamental.
(Fonte_natalianoleto.com.br_Mostra Black São Paulo)
(Fonte_natalianoleto.com.br_Mostra Black São Paulo)
Dica 07 – Argamassa- Para assentar porcelanato é importante utilizar argamassa de boa qualidade e própria para colocação de porcelanato.
Dica 08- Quantidade a ser comprada- Toda obra exige manutenção e por isso a recomendação é comprar 10% a 20% a mais do produto para ter estoque no futuro. Em geral, há uma diferença de um lote para outro, mesmo sendo o mesmo modelo de piso.
Dica 09- Rejunte – O rejunte tem o papel de unir as peças e preencher os vazios das juntas de dilatação entre os porcelanatos. Ele também protege as quinas das peças, evitando que ocorra quebra. Por isso, é recomendado o rejunte indicado pelo fabricante e o ideal é que a tonalidade seja próxima à do piso.
Dica 10- Aplicar porcelanato em cima de um piso existente. Pode. Porém, a superfície que receberá o porcelanato  precisa ter um nível regular para não  atrapalhar a aplicação do produto. Os porcelanatos extra finos são ideais para este tipo de aplicação.É preciso observar a altura das folhas das portas existentes, talvez sendo necessário ajustes.
Bom, a indústria de porcelanato no Brasil é referência e somos grandes exportadores deste produto. Por isso, vamos aproveitar a grande variedade, oferta e qualidade deste produto para deixar nossas residências mais modernas e charmosas.
Fonte: Arquitetura e Interiores – Natalia Noleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário